Área 346 - Secretariado e Trabalho Administrativo

Objetivos:
  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.

Conteúdos:
  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • - Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • - Motivação e feedback
      • - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • - Controlo e proteção de dados pessoais
      • - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • - Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • - Avaliação e controlo de riscos
      • - Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento
Duração: 25 horas
Data de  realização: a definir
Nível 2
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



Inscrições através de formacao@cmcd.pt 


Objetivos:

  • Utilizar os sistemas associados ao escritório eletrónico.
Conteúdos:

  • Escritório eletrónico – segurança e partilha
    • “Outlook” - Correio eletrónico
    • Segurança dos ficheiros
      • - Cópias de segurança
      • - Anti-vírus
      • - Anti-spyware
      • - Spam
    • Suportes físicos de informação (discos externos e outros)

Duração: 50h

Data de realização: a definir


Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma