Objetivos:
- Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
- Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
- Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
- Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
- Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
- Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Conteúdos:
- Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
- Competências do/a teletrabalhador/a
- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
- Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
- Gestão da confiança
- - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
- - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
- - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
- - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
- Gestão da distância
- - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
- - Reorganização dos locais e horários de trabalho
- - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
- - Motivação e feedback
- - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
- - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
- - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
- - Controlo e proteção de dados pessoais
- - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
- - Assistência técnica remota
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
- Formação e desenvolvimento de novas competências
- Transformação digital – novas formas de trabalho
- Desempenho profissional em regime de teletrabalho
- Organização do trabalho
- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
- Espaço de e para o teletrabalho
- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
- Pausas programadas
- Riscos profissionais e psicossociais
- - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
- - Avaliação e controlo de riscos
- - Acidentes de trabalho
- Gestão do isolamento
Duração: 25 horas
Data de realização: a definir
Nível 2
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt
Objetivos:
- Utilizar os sistemas associados ao escritório eletrónico.
Conteúdos:
- Escritório eletrónico – segurança e partilha
- “Outlook” - Correio eletrónico
- Segurança dos ficheiros
- - Cópias de segurança
- - Anti-vírus
- - Anti-spyware
- - Spam
- Suportes físicos de informação (discos externos e outros)
Duração: 50h
Data de realização: a definir
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma