Objetivos:
- Identificar os problemas que se colocam à pessoa idosa na atualidade.
- Descrever a velhice do ponto de vista físico, psicológico e social, distinguindo-se das outras “2 idades de vida”.
- Identificar o quadro conceptual básico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se irá desenvolver.
- Reconhecer e relacionar os diferentes aspetos sociais da velhice.
- Velhice - ciclo vital
- Velhice e tarefas do desenvolvimento psicológico
- Teorias sobre o envelhecimento psicossocial
- Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler
- Do jovem adulto à meia-idade
- Tarefas evolutivas do jovem adulto
- Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores
- Casamento e seus ajustamentos
- Carreira profissional e seus ajustamentos
- Família e seus ajustamentos
- A meia-idade e as tarefas evolutivas
- Aspetos estruturais e funcionais da meia-idade
- Velhice - aspetos sociais
- A velhice e a sociedade
- Velhice e envelhecimento: Conceitos e análise
- Mitos da velhice
- início da velhice e aptidões da velhice
- negatividades da velhice
- isolamento e solidão na velhice
- Atitudes, mitos e estereótipos
- Definições
- Ideias pré-concebidas
- Atitudes relacionadas com a pessoa idosa
- Mitos e estereótipos - perigos potenciais
- Representações da morte
- Problemas sociais da velhice
- Reconhecimento, perspetiva e reflexão sobre problemas que se colocam à pessoa idosa na actualidade
- a situação no princípio do século
- a velhice e o pós-guerra
- A pessoa idosa no final do século XX
- Velhice - socialização e papéis sociais
- Aspetos sociais da velhice
- Socialização e papéis sociais
- Preparação para a velhice: os papéis de transição
- Velhice o os novos papéis sociais
- Velhice - socialização e papéis sociais
- O modo de vida das pessoas de idade
- As condições de vida
- A satisfação de viver
- Processo de envelhecimento/sensibilização à problemática da pessoa idosa
- O ser velho no ciclo da vida
- Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano
- A reforma
- Coabitação/conflito de gerações
- Respostas institucionais
- Pensar novas respostas
- A pessoa idosa noutras civilizações
Duração: 50 horas
Nível 2
Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação

- Coordenador: Sandra Brás
- Coordenador: Cláudia Pires
- Formador: Maria de Fátima Chibelles Rebelo
- Formador: Paulo Jorge Nunes Ferreira
Objetivos:
- Identificar os problemas que se colocam à pessoa idosa na atualidade.
- Descrever a velhice do ponto de vista físico, psicológico e social, distinguindo-se das outras “2 idades de vida”.
- Identificar o quadro conceptual básico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se irá desenvolver.
- Reconhecer e relacionar os diferentes aspetos sociais da velhice.
- Velhice - ciclo vital
- Velhice e tarefas do desenvolvimento psicológico
- Teorias sobre o envelhecimento psicossocial
- Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler
- Do jovem adulto à meia-idade
- Tarefas evolutivas do jovem adulto
- Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores
- Casamento e seus ajustamentos
- Carreira profissional e seus ajustamentos
- Família e seus ajustamentos
- A meia-idade e as tarefas evolutivas
- Aspetos estruturais e funcionais da meia-idade
- Velhice - aspetos sociais
- A velhice e a sociedade
- Velhice e envelhecimento: Conceitos e análise
- Mitos da velhice
- início da velhice e aptidões da velhice
- negatividades da velhice
- isolamento e solidão na velhice
- Atitudes, mitos e estereótipos
- Definições
- Ideias pré-concebidas
- Atitudes relacionadas com a pessoa idosa
- Mitos e estereótipos - perigos potenciais
- Representações da morte
- Problemas sociais da velhice
- Reconhecimento, perspetiva e reflexão sobre problemas que se colocam à pessoa idosa na actualidade
- a situação no princípio do século
- a velhice e o pós-guerra
- A pessoa idosa no final do século XX
- Velhice - socialização e papéis sociais
- Aspetos sociais da velhice
- Socialização e papéis sociais
- Preparação para a velhice: os papéis de transição
- Velhice o os novos papéis sociais
- Velhice - socialização e papéis sociais
- O modo de vida das pessoas de idade
- As condições de vida
- A satisfação de viver
- Processo de envelhecimento/sensibilização à problemática da pessoa idosa
- O ser velho no ciclo da vida
- Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano
- A reforma
- Coabitação/conflito de gerações
- Respostas institucionais
- Pensar novas respostas
- A pessoa idosa noutras civilizações
Duração: 50 horas
Nível 2
Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação

- Coordenador: Sandra Brás
- Coordenador: Cláudia Pires
- Formador: Maria de Fátima Chibelles Rebelo
- Formador: Paulo Jorge Nunes Ferreira
Objetivos:
- Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
- Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
- Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
- Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
- Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
- Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
- Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
- Competências do/a teletrabalhador/a
- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
- Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
- Gestão da confiança
- - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
- - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
- - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
- - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
- Gestão da distância
- - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
- - Reorganização dos locais e horários de trabalho
- - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
- - Motivação e feedback
- - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
- - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
- - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
- - Controlo e proteção de dados pessoais
- - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
- - Assistência técnica remota
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
- Formação e desenvolvimento de novas competências
- Transformação digital – novas formas de trabalho
- Desempenho profissional em regime de teletrabalho
- Organização do trabalho
- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
- Espaço de e para o teletrabalho
- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
- Pausas programadas
- Riscos profissionais e psicossociais
- - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
- - Avaliação e controlo de riscos
- - Acidentes de trabalho
- Gestão do isolamento
Duração: 25 horas
Nível 2
Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt
- Coordenador: Sandra Brás
- Coordenador: Cláudia Pires
- Formador: Paulo Jorge Nunes Ferreira
Objetivos:
- Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
- Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
- Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
- Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
- Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
- Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
- Teletrabalho
- Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
- Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
- Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
- Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
- Competências do/a teletrabalhador/a
- Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
- Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
- Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
- Gestão da confiança
- - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
- - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
- - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
- - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
- Gestão da distância
- - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
- - Reorganização dos locais e horários de trabalho
- - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
- - Motivação e feedback
- - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
- - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
- - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
- - Controlo e proteção de dados pessoais
- - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
- - Assistência técnica remota
- Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
- Formação e desenvolvimento de novas competências
- Transformação digital – novas formas de trabalho
- Desempenho profissional em regime de teletrabalho
- Organização do trabalho
- Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
- Espaço de e para o teletrabalho
- Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
- Pausas programadas
- Riscos profissionais e psicossociais
- - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
- - Avaliação e controlo de riscos
- - Acidentes de trabalho
- Gestão do isolamento
Duração: 25 horas
Nível 2
Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt

- Coordenador : Sandra Brás
- Coordenador : Cláudia Pires
- Formador: Paulo Jorge Nunes Ferreira