Objetivos:
- Identificar os estímulos que influenciam o processo da tomada de decisão.
- Caracterizar os passos do neuromap.
Conteúdos:
- Neuromap – 3 cérebros – 6 estímulos
- Em que consiste o neuromarketing
- Os três cérebros
- Racional
- Emocional
- Instintivo
- Os seis estímulos
- Centrado
- Contraste
- Tangível
- Princípio e fim
- Visual
- Emocional
- Quatro passos do neuromap
- Pain – diagnóstico do problema
- Claim – evidencia as caraterísticas principais
- Gain – demonstra os benefícios
- Brain – consciencializa dos benefícios
Duração: 50 horas
Data de realização: a definir
Nível 4
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma
- Gestor: Cláudia Pires
Objetivos:
- Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
- Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
- Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
- Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.
- Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
- Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
- Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
- Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
- Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
- Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
- Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
- Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
- Plano de Contingência
- Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
- Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
- Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
- Responsabilidade e aprovação do Plano
- Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
- Política, planeamento e organização
- Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
- Avaliação de riscos
- Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
- Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
- Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
- Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos
- Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas
- Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte
- Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
- Formação e informação
- Trabalho presencial e teletrabalho
- Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
- Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
- Manual de Reabertura das atividades económicasDiretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
- Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
- Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
- Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
- Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
- Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
- Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
- Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
- Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo
Duração: 25 horas
Data de realização: a definir
Nível 2
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma
Objetivos:
- Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais - B2C, B2B, B2A.
- Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
- Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.
Conteúdos:
- Internet e os canais de distribuição
- Business to business – B2B
- Business to consumer - B2C
- One to one - O2O
- Business to administration - B2A
- Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
- O papel do website no marketing digital
- Desenvolvimento e manutenção de páginas web
- Arquitetura de informação
- Usabilidade
- Planeamento de um Web Site
- E-commerce
- Tecnologias de informação e a relação com o cliente
- A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
- O novo consumidor digital
- Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
- E-consumidor
- Características
- Tendências de consumo
- Hábitos de consumo nas plataformas digitais
- Processos de decisão de compra
- Satisfação dos e-consumidores
- E-marketing
- Conceito e evolução
- Fundamentos do e-marketing
- Vantagens da interne t para os consumidores
- Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
- Customer relationship management (CRM)
- E-commerce
- Conceito
- Motivações para a adesão ao e-commerce
- Fatores de sucesso
Duração: 25 horas
Data de realização: a definir
Nível 4
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt
Objetivos:
- Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
- Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.
- Relacionamento interpessoal
- Principais interlocutores:
- Marketing
- Internos
- Vendas
- Produção
- Finanças
- Investigação & Desenvolvimento
- Externos
- Clientes
- Fornecedores
- Transportadores
- Factores pessoais
- Auto estima e afiliação
- Motivação
- Realização pessoal e profissional
- Factores organizacionais
- Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
- Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
- Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
- Factores relacionais
- Rigor / objectividade
- Eficácia e assertividade
- Empatia e disponibilidade
- Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
- Recolher contributos das entidades envolvidas
- Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
- Comunicação escrita e oral
- Conteúdos e língua
- Linguagem corporal
- Estilos de linguagem
- Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
- Clara seleção e identificação dos destinatários
- Escolha do formato a utilizar
- Formas de arquivo
Duração: 25 horas
Data de realização: a definir
Nível 2
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma
- Gestor: Cláudia Pires
Objetivos:
- Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
- Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
- Caracterizar o conceito de emoção.
- O Stress
- Conceito de stress
- Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
- Sinais e sintomas
- Consequências negativas do stress
- Medidas preventivas
- Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
- Como lidar com situações de agonia e sofrimento
- Técnicas de auto-proteção
- As emoções
- Conceito de emoção
- Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
- Estratégias de gestão das emoções
Duração: 25 horas
Data de realização: 02-06-2020 a 24-06-2020
Nível 2
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma
- Coordenador da Ação: Sandra Brás
- Coordenador da Ação: Cláudia Pires
Objetivos:
- Identificar os novos meios de comunicação digital.
- Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).
Conteúdos:
- Comunicação online
- Novos hábitos de comunicar
- Novos Meios Digitais vs Meios Tradicionais
- Cross-Media (Integrar diferentes meios)
- Novos hábitos online dos consumidores
- Processo de compra
- Consumidor atualizado e informado
- Consumidor participativo na comunicação (online) da empresa
- Instrumentos de comunicação online
- Site
- Banners
- Pop-ups
- CRM
- Emails
- MSM – Chat de conversação
- Foruns
- Comércio eletrónico
- Novas ferramentas da comunicação
- SMS
- MSM
- Marketing viral / Marketing one to one
- Novos canais de comunicação / os media sociais
- O Novo paradigma da comunicação
- Importância das redes sociais na comunicação
- Redes sociais horizontais e verticais
Data de realização: 08-06-2020 a 30-06-2020
Nível 4
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma
- Coordenador da Ação: Sandra Brás
- Coordenador da Ação: Cláudia Pires
Objetivos:
- Identificar diferentes teorias de motivação.
- Distinguir estilos de liderança.
- Organizar o trabalho de equipa.
- Avaliar a equipa e os resultados do seu trabalho
- Motivação
- Principais teorias da motivação
- Inteligência emocional e criatividade
- Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
- Motivação e liderança
- Liderança e a comunicação
- Funções e atitudes de comunicação
- Liderança versus poder
- Funções de liderança
- Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
- Teorias de liderança
- Características desejadas num líder
- Delegação
- Grupos e liderança
- Equipas de trabalho
- Estruturação e desenvolvimento das equipas
- Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
- Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
- Perfis de liderança
- Comunicação nas equipas de trabalho
- Estilos comunicacionais
- Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
- Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa.
- Comunicação com assertividade na liderança
- Organização do trabalho de equipa
- Avaliação da equipa
Duração: 50 horas
Data de realização: a definir
Nível 4
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação
Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma
- Gestor: Sandra Brás