Objetivos:
  • Identificar os estímulos que influenciam o processo da tomada de decisão.
  • Caracterizar os passos do neuromap.
Conteúdos:
  • Neuromap – 3 cérebros – 6 estímulos
    • Em que consiste o neuromarketing
    • Os três cérebros
      • Racional
      • Emocional
      • Instintivo
    • Os seis estímulos
      • Centrado
      • Contraste
      • Tangível
      • Princípio e fim
      • Visual
      • Emocional
  • Quatro passos do neuromap
    • Pain – diagnóstico do problema
    • Claim – evidencia as caraterísticas principais
    • Gain – demonstra os benefícios
    • Brain – consciencializa dos benefícios

Duração: 50 horas
Data de  realização: a definir
Nível 4
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma


Objetivos:
  • Identificar o papel e funções do responsável na empresa/organização pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em situações de epidemias/pandemias no local de trabalho.
  • Reconhecer a importância das diretrizes internacionais, nacionais e regionais no quadro da prevenção e mitigação de epidemias/pandemias no local de trabalho e a necessidade do seu cumprimento legal.
  • Apoiar os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na implementação do Plano de Contingência da organização/empresa, em articulação com as entidades e estruturas envolvidas e de acordo com o respetivo protocolo interno, assegurando a sua atualização e implementação.
  • Apoiar na gestão das medidas de prevenção e proteção dos trabalhadores, clientes e/ou fornecedores, garantindo o seu cumprimento em todas as fases de implementação do Plano de Contingência, designadamente na reabertura das atividades económicas.
Conteúdos:
  • Papel do responsável pelo apoio aos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho na gestão de riscos profissionais em cenários de exceção
    • Deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores na prevenção da epidemia/pandemia
    • Funções e competências – planeamento, organização, execução, avaliação
    • Cooperação interna e externa – diferentes atores e equipas
    • Medidas de intervenção e prevenção para trabalhadores e clientes e/ou fornecedores – Plano de Contingência da empresa/organização (procedimentos de prevenção, controlo e vigilância em articulação com os Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho da empresa, trabalhadores e respetivas estruturas representativas, quando aplicável)
    • Comunicação e Informação (diversos canais) – participação dos trabalhadores e seus representantes
    • Auditorias periódicas às atividades económicas, incluindo a componente comportamental (manutenção do comportamento seguro dos trabalhadores)
    • Recolha de dados, reporte e melhoria contínua
  • Plano de Contingência
    • Legislação e diretrizes internacionais, nacionais e regionais
    • Articulação com diferentes estruturas – do sistema de saúde, do trabalho e da economia e Autoridades Competentes
    • Comunicação interna, diálogo social e participação na tomada de decisões
    • Responsabilidade e aprovação do Plano
    • Disponibilização, divulgação e atualização do Plano (diversos canais)
    • Política, planeamento e organização
    • Procedimentos a adotar para casos suspeitos e confirmados de doença infeciosa (isolamento, contacto com assistência médica, limpeza e desinfeção, descontaminação e armazenamento de resíduos, vigilância de saúde de pessoas que estiveram em estreito contacto com trabalhadores/as infetados/as)
    • Avaliação de riscos
    • Controlo de riscos – medidas de prevenção e proteção
              - Higiene, ventilação e limpeza do local de trabalho
              - Higiene das mãos e etiqueta respiratória no local de trabalho ou outra, em função da tipologia da doença e via(s) de transmissão
               - Viagens de caráter profissional, utilização de veículos da empresa, deslocações de/e para o trabalho
               - Realização de reuniões de trabalho, visitas e outros eventos 
               - Deteção de temperatura corporal e auto monitorização dos sintomas 
               - Equipamento de Proteção Individual (EPI) e Coletivo (EPC) – utilização, conservação, higienização e descarte 
               - Distanciamento físico entre pessoas, reorganização dos locais e horários de trabalho
               - Formação e informação
               - Trabalho presencial e teletrabalho

  • Proteção dos trabalhadores mais vulneráveis e grupos de risco – adequação da vigilância
  • Revisão do Plano de Contingência, adaptação das medidas e verificação das ações de melhoria
  • Manual de Reabertura das atividades económicasDiretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
    • Diretrizes organizacionais – modelo informativo, fases de intervenção, formação e comunicação
    • Indicações operacionais – precauções básicas de prevenção e controlo de infeção, condições de proteção antes do regresso ao trabalho presencial e requisitos de segurança e saúde no local de trabalho
    • Gestão de riscos profissionais – fatores de risco psicossocial, riscos biomecânicos, riscos profissionais associados à utilização prolongada de EPI, riscos biológicos, químicos, físicos e ergonómicos
    • Condições de proteção e segurança para os consumidores/clientes
    • Qualidade e segurança na prestação do serviço e/ou entrega do produto – operação segura, disponibilização de EPI, material de limpeza de uso único, entre outros, descontaminação
    • Qualidade e segurança no manuseamento, dispensa e pagamento de produtos e serviços
    • Sensibilização e promoção da saúde – capacitação e combate à desinformação, saúde pública e SST
    • Transformação digital – novas formas de trabalho e de consumo
Duração: 25 horas

Data de  realização: a definir

Nível 2

Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita

*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



Inscrições através de formacao@cmcd.pt ou fazendo o seu registo na plataforma

Objetivos:
  • Avaliar os impactos e os efeitos do advento da nova economia, as transações comerciais a partir de ambientes virtuais - B2C, B2B, B2A.
  • Identificar as ferramentas do e-marketing e do e-commerce.
  • Aplicar as ferramentas de gestão da informação e da comunicação, criando uma relação de interatividade, centrada nas necessidades dos consumidores.

Conteúdos:
  • Internet e os canais de distribuição
    • Business to business – B2B
    • Business to consumer - B2C
    • One to one - O2O
    • Business to administration - B2A
  • Portais/ sites/motores de busca/ centro comerciais virtuais/ lojas virtuais
    • O papel do website no marketing digital
    • Desenvolvimento e manutenção de páginas web
    • Arquitetura de informação
    • Usabilidade
    • Planeamento de um Web Site
    • E-commerce
  • Tecnologias de informação e a relação com o cliente
    • A tecnologia ao serviço do marketing e da comunicação
    • O novo consumidor digital
    • Mensagens e formatos de comunicação digital com o cliente
  • E-consumidor
    • Características
    • Tendências de consumo
    • Hábitos de consumo nas plataformas digitais
    • Processos de decisão de compra
    • Satisfação dos e-consumidores
  • E-marketing
    • Conceito e evolução
    • Fundamentos do e-marketing
    • Vantagens da interne t para os consumidores
    • Internet e o desenvolvimento de novas aplicações do marketing
    • Customer relationship management (CRM)
  • E-commerce
    • Conceito
    • Motivações para a adesão ao e-commerce
    • Fatores de sucesso
Duração: 25 horas
Data de  realização: a definir
Nível 4
Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



Inscrições através de formacao@cmcd.pt 



Objetivos:

  • Reconhecer e descrever a importância das relações interpessoais para o desempenho da atividade.
  • Aplicar técnicas de comunicação escrita e oral no âmbito do desenvolvimento da atividade.
Conteúdos:

  • Relacionamento interpessoal
    • Principais interlocutores:
          • Marketing
          • Internos
          • Vendas
          • Produção
          • Finanças
          • Investigação & Desenvolvimento
    • Externos
          • Clientes
          • Fornecedores
          • Transportadores
    • Factores pessoais
        • Auto estima e afiliação
        • Motivação
        • Realização pessoal e profissional
    • Factores organizacionais
        • Criação de ambientes propícios à colaboração e entreajuda
        • Capacidade de influenciar decisões e melhorias nos processos internos
        • Capacidade de melhorar o desempenho da empresa e dos fornecedores, através de um melhor entendimento dos objetivos e necessidades de cada interlocutor
    • Factores relacionais
        • Rigor / objectividade
        • Eficácia e assertividade
        • Empatia e disponibilidade
        • Capacidade partilhar, cooperar e acompanhar
        • Recolher contributos das entidades envolvidas
        • Capacidade de resolução de conflitos e de situações geradoras de ansiedade
  • Comunicação escrita e oral
    • Conteúdos e língua
    • Linguagem corporal
    • Estilos de linguagem
    • Ajustar a linguagem ao objetivo da informação
    • Clara seleção e identificação dos destinatários
    • Escolha do formato a utilizar
    • Formas de arquivo
Duração: 25 horas

Data de  realização: a definir

Nível 2

Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita

*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



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Objetivos:

  • Identificar o conceito de stress, causas, consequências negativas do mesmo.
  • Identificar as técnicas preventivas, de controlo e gestão de stress profissional.
  • Caracterizar o conceito de emoção.
Conteúdos:

  • O Stress
    • Conceito de stress
    • Fatores de risco: emocionais, sociais, organizacionais
    • Sinais e sintomas
    • Consequências negativas do stress
    • Medidas preventivas
    • Técnicas de controlo e gestão de stress profissional
    • Como lidar com situações de agonia e sofrimento
    • Técnicas de auto-proteção
  • As emoções
    • Conceito de emoção
    • Características fisiológicas, cognitivas e comportamentais das emoções
    • Estratégias de gestão das emoções
Duração: 25 horas

Data de  realização: 02-06-2020 a 24-06-2020

Nível 2

Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita

*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



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Objetivos:

  • Identificar os novos meios de comunicação digital.
  • Gerir uma campanha de comunicação integrada (online e offline).
Conteúdos:

  • Comunicação online
    • Novos hábitos de comunicar
    • Novos Meios Digitais vs Meios Tradicionais
    • Cross-Media (Integrar diferentes meios)
  • Novos hábitos online dos consumidores
    • Processo de compra
    • Consumidor atualizado e informado
    • Consumidor participativo na comunicação (online) da empresa
  • Instrumentos de comunicação online
    • Site
    • Banners
    • Pop-ups
    • CRM
    • Emails
    • MSM – Chat de conversação
    • Foruns
    • Comércio eletrónico
  • Novas ferramentas da comunicação
    • SMS
    • MSM
    • Marketing viral / Marketing one to one
  • Novos canais de comunicação / os media sociais
    • O Novo paradigma da comunicação
  • Importância das redes sociais na comunicação
    • Redes sociais horizontais e verticais

Duração: 25 horas


Data de realização: 08-06-2020 a 30-06-2020


Nível 4

Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita

*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



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Objetivos:

  • Identificar diferentes teorias de motivação.
  • Distinguir estilos de liderança.
  • Organizar o trabalho de equipa.
  • Avaliar a equipa e os resultados do seu trabalho
Conteúdos:
  • Motivação
    • Principais teorias da motivação
    • Inteligência emocional e criatividade
    • Motivação e as diferentes formas de organização do trabalho
    • Motivação e liderança


  • Liderança e a comunicação
    • Funções e atitudes de comunicação
    • Liderança versus poder
    • Funções de liderança
    • Parte afetiva e a parte de tarefa de liderança
    • Teorias de liderança
    • Características desejadas num líder
    • Delegação


  • Grupos e liderança
    • Equipas de trabalho
    • Estruturação e desenvolvimento das equipas
    • Coordenação e complementaridade das práticas de cada equipa
    • Aparecimento do líder e o seu relacionamento com o grupo
    • Perfis de liderança


  • Comunicação nas equipas de trabalho
    • Estilos comunicacionais
    • Comunicação como objeto de dinamização de uma equipa de trabalho
    • Comunicação assertiva na resolução de conflitos na equipa.
    • Comunicação com assertividade na liderança
    • Organização do trabalho de equipa
    • Avaliação da equipa

Duração: 50 horas

Data de  realização: a definir

Nível 4

Destinatários:
Ativos com idade igual ou superior a 18 anos.
Empregados - Habilitações literárias mínimas: 4º ano (nível 2) e 9º ano (nível 3) e sem restrição para habilitações máximas
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações iguais ou superiores ao 12º ano inscritos no IEFP

Gratuita

*Formação Modular para Empregados e Desempregados de Curta Duração
Atribuição de subsídio de alimentação



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