Objetivos:

  • Identificar os problemas que se colocam à pessoa idosa na atualidade.
  • Descrever a velhice do ponto de vista físico, psicológico e social, distinguindo-se das outras “2 idades de vida”.
  • Identificar o quadro conceptual básico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se irá desenvolver.
  • Reconhecer e relacionar os diferentes aspetos sociais da velhice.
Conteúdos:

  • Velhice - ciclo vital
    • Velhice e tarefas do desenvolvimento psicológico
    • Teorias sobre o envelhecimento psicossocial
    • Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler
    • Do jovem adulto à meia-idade
      • Tarefas evolutivas do jovem adulto
      • Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores
      • Casamento e seus ajustamentos
      • Carreira profissional e seus ajustamentos
      • Família e seus ajustamentos
    • A meia-idade e as tarefas evolutivas
    • Aspetos estruturais e funcionais da meia-idade
  • Velhice - aspetos sociais
    • A velhice e a sociedade
      •  Velhice e envelhecimento: Conceitos e análise
      •  Mitos da velhice
        •  início da velhice e aptidões da velhice
        •  negatividades da velhice
        •  isolamento e solidão na velhice
    • Atitudes, mitos e estereótipos
      • Definições
      •  Ideias pré-concebidas
      •  Atitudes relacionadas com a pessoa idosa
      •  Mitos e estereótipos - perigos potenciais
    • Representações da morte
    • Problemas sociais da velhice
      •  Reconhecimento, perspetiva e reflexão sobre problemas que se colocam à pessoa idosa na actualidade
        • a situação no princípio do século
        • a velhice e o pós-guerra
    • A pessoa idosa no final do século XX
  • Velhice - socialização e papéis sociais
    • Aspetos sociais da velhice
      • Socialização e papéis sociais
      • Preparação para a velhice: os papéis de transição
      • Velhice o os novos papéis sociais
  • Velhice - socialização e papéis sociais
    • O modo de vida das pessoas de idade
      • As condições de vida
      • A satisfação de viver
    • Processo de envelhecimento/sensibilização à problemática da pessoa idosa
      • O ser velho no ciclo da vida
      • Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano
      • A reforma
      • Coabitação/conflito de gerações
      • Respostas institucionais
      • Pensar novas respostas
    • A pessoa idosa noutras civilizações
Duração: 50 horas
Nível 2

Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação


Objetivos:

  • Identificar os problemas que se colocam à pessoa idosa na atualidade.
  • Descrever a velhice do ponto de vista físico, psicológico e social, distinguindo-se das outras “2 idades de vida”.
  • Identificar o quadro conceptual básico que permita caracterizar o envelhecimento nos contextos sociais em que se irá desenvolver.
  • Reconhecer e relacionar os diferentes aspetos sociais da velhice.
Conteúdos:

  • Velhice - ciclo vital
    • Velhice e tarefas do desenvolvimento psicológico
    • Teorias sobre o envelhecimento psicossocial
    • Teorias psicossociais de Eric Erickson, R. Peck e Buhler
    • Do jovem adulto à meia-idade
      • Tarefas evolutivas do jovem adulto
      • Mudança no campo dos interesses e no sistema de valores
      • Casamento e seus ajustamentos
      • Carreira profissional e seus ajustamentos
      • Família e seus ajustamentos
    • A meia-idade e as tarefas evolutivas
    • Aspetos estruturais e funcionais da meia-idade
  • Velhice - aspetos sociais
    • A velhice e a sociedade
      •  Velhice e envelhecimento: Conceitos e análise
      •  Mitos da velhice
        •  início da velhice e aptidões da velhice
        •  negatividades da velhice
        •  isolamento e solidão na velhice
    • Atitudes, mitos e estereótipos
      • Definições
      •  Ideias pré-concebidas
      •  Atitudes relacionadas com a pessoa idosa
      •  Mitos e estereótipos - perigos potenciais
    • Representações da morte
    • Problemas sociais da velhice
      •  Reconhecimento, perspetiva e reflexão sobre problemas que se colocam à pessoa idosa na actualidade
        • a situação no princípio do século
        • a velhice e o pós-guerra
    • A pessoa idosa no final do século XX
  • Velhice - socialização e papéis sociais
    • Aspetos sociais da velhice
      • Socialização e papéis sociais
      • Preparação para a velhice: os papéis de transição
      • Velhice o os novos papéis sociais
  • Velhice - socialização e papéis sociais
    • O modo de vida das pessoas de idade
      • As condições de vida
      • A satisfação de viver
    • Processo de envelhecimento/sensibilização à problemática da pessoa idosa
      • O ser velho no ciclo da vida
      • Ser velho hoje, no meio rural e no meio urbano
      • A reforma
      • Coabitação/conflito de gerações
      • Respostas institucionais
      • Pensar novas respostas
    • A pessoa idosa noutras civilizações
Duração: 50 horas
Nível 2

Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação

Objetivos:

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Conteúdos:

  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • - Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • - Motivação e feedback
      • - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • - Controlo e proteção de dados pessoais
      • - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • - Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • - Avaliação e controlo de riscos
      • - Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento
Duração: 25 horas
Nível 2

Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação



Inscrições através de formacao@cmcd.pt 


Objetivos:

  • Reconhecer o enquadramento legal, as modalidades de teletrabalho e o seu impacto para a organização e trabalhadores/as.
  • Identificar o perfil e papel do/a teletrabalhador/a no contexto dos novos desafios laborais e ocupacionais e das políticas organizacionais.
  • Identificar e selecionar ferramentas e plataformas tecnológicas de apoio ao trabalho remoto.
  • Adaptar o ambiente de trabalho remoto ao regime de trabalho à distância e implementar estratégias de comunicação, produtividade, motivação e de confiança em ambiente colaborativo.
  • Aplicar as normas de segurança, confidencialidade e proteção de dados organizacionais nos processos de comunicação e informação em regime de teletrabalho.
  • Planear e organizar o dia de trabalho em regime de teletrabalho, assegurando a conciliação da vida profissional com a vida pessoal e familiar.
Conteúdos:

  • Teletrabalho
    • Conceito e caracterização em contexto tradicional e em cenários de exceção
    • Enquadramento legal, regime, modalidades e negociação
    • Deveres e direitos dos/as empregadores/as e teletrabalhadores
    • Vantagens e desafios para os/as teletrabalhadores e para a sociedade
  • Competências do/a teletrabalhador/a
    • Competências comportamentais e atitudinais – capacidade de adaptação à mudança e ao novo ambiente de trabalho, automotivação, autodisciplina, capacidade de inter-relacionamento e socialização a distância, valorização do compromisso e adesão ao regime de teletrabalho
    • Competências técnicas – utilização de tecnologias e ferramentas digitais, gestão do tempo, gestão por objetivos, ferramentas colaborativas, capacitação e literacia digital
  • Pessoas, produtividade e bem-estar em contexto de teletrabalho
    • Gestão da confiança
      • - Promoção dos valores organizacionais e valorização de uma missão coletiva
      • - Acompanhamento permanente e reforço de canais de comunicação (abertos e transparentes)
      • - Partilha de planos organizacionais de ajustamento e distribuição do trabalho e disseminação de boas práticas
      • - Identificação de sinais de alerta e gestão dos riscos psicossociais
    • Gestão da distância
      • - Sensibilização, capacitação e promoção da segurança e saúde no trabalho
      • - Reorganização dos locais e horários de trabalho
      • - Equipamentos, ferramentas, programas e aplicações informáticas e ambientes virtuais (trabalho colaborativo)
      • - Motivação e feedback
      • - Cumprimento dos tempos de trabalho (disponibilidade contratualizada)
      • - Reconhecimento das exigências e dificuldades associadas ao trabalho remoto
      • - Gestão da eventual sobreposição do trabalho à vida pessoal
      • - Controlo e proteção de dados pessoais
      • - Confidencialidade e segurança da informação e da comunicação
      • - Assistência técnica remota
    • Gestão da informação, reuniões e eventos (à distância e/ou presenciais)
    • Formação e desenvolvimento de novas competências
    • Transformação digital – novas formas de trabalho
  • Desempenho profissional em regime de teletrabalho
    • Organização do trabalho
    • Ambiente de trabalho – iluminação, temperatura, ruído
    • Espaço de e para o teletrabalho
    • Mobiliário e equipamentos informáticos – condições ergonómicas adaptadas ao novo contexto de trabalho
    • Pausas programadas
    • Riscos profissionais e psicossociais
      • - Salubridade laboral, ocupacional, individual, psíquica e social
      • - Avaliação e controlo de riscos
      • - Acidentes de trabalho
    • Gestão do isolamento
Duração: 25 horas
Nível 2

Destinatários:
Desempregados de Curta Duração (DCD) – habilitações inferiores ao 12º ano inscritos no IEFP
Desempregados de Longa Duração inscritos no IEFP

Gratuita
*Formação Modular para DLD
Atribuição de subsídio de alimentação e bolsa de formação



Inscrições através de formacao@cmcd.pt